Facebook Twitter Instagram

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Segunda da dieta: dica importante para escolhas mais saudáveis


Faz tempo que não passo por aqui, hem? Desculpem-me pela ausência, queridos seguidores! Prometo que tentarei me fazer mais presente neste espaço, para além do Instagram :)

Aproveitando que hoje é segunda-feira, e nossa categoria "Segunda da Dieta" espera ansiosa por uma publicação nova (rsrsrs), o objetivo de hoje é compartilhar uma dica frequentemente negligenciada pelas pessoas, mas de suma importância quando se fala em escolhas mais saudáveis. A dica é: LEIAM OS INGREDIENTES DOS RÓTULOS.

Parece bobo, não é mesmo? Mas, acreditem, é um hábito que poucas pessoas têm e pouco sabem de sua importância. Eu mesma não tinha tal hábito até descobrir minhas restrições alimentares (doença celíaca e intolerância à lactose) e começar a fazer acompanhamento com uma nutricionista. Não sou profissional da área de nutrição, mas acredito que essa dica possa e deva ser compartilhada.

O primeiro aspecto a ser considerado é:  Não se iluda com palavras ou frases super chamativas nos rótulos dos alimentos, tais como "detox", "sem glúten", sem açúcar ", "zero", "fit", etc. Elas não são suficientes para garantir que o alimento é saudável e, muitas vezes, enganam o consumidor. Muitas vezes o alimento diz não conter glúten, por exemplo, mas nos ingredientes consta "aveia", "farelo de trigo", etc., o que além de ferir à legislação é um desrespeito ao consumidor. Outras vezes, no produto consta "sem açúcar" e realmente não há adição de açúcar branco, mas entre os ingredientes há diversos tipos de adoçantes artificiais que podem ser muito piores para a saúde. Enfim, os exemplos são vários, portanto:

▶ Quando você for ler os ingredientes e logo se deparar com uma lista interminável, ATENÇÃO! Na maioria das vezes não é um bom sinal!
▶ Quando começar a ler nomes impronunciáveis, coisas que você nunca ouviu falar, CUIDADO! Pode ser algo tão ruim quanto a pronúncia do negócio!
▶ Quando ler, dentre os primeiros ingredientes (você sabia que os ingredientes são listados por ordem de quantidade no produto? Significa que o primeiro ingrediente é aquilo que mais tem no produto), coisas como açúcar branco, sal, gordura hidrogenada, FUJA! Quase sempre é furada e o produto não tem nada de saudável!

Agora, se você seguiu a dica de ler os ingredientes e não encontrou nenhuma das três situações listadas ou nada de "suspeito", OPA! Pode ser uma boa opção mesmo! Na imagem abaixo está ilustrado um produto cheio de indicativos que chamam a atenção de que parece algo saudável e que não se contradiz nos ingredientes, afinal, são apenas três (tâmaras, coco e castanhas), geralmente conhecidos por suas propriedades nutricionistas favoráveis a uma vida saudável! Isso significa que ele é adequado para A SUA dieta? Isso somente um nutricionista poderá avaliar. Portanto, ler os ingredientes dos rótulos é um hábito que pode favorecer escolhas mais saudáveis, porém se a tabela nutricional (quantidade de calorias, de carboidratos, de proteínas, de gorduras, etc.) é compatível com suas necessidades e objetivos é outra história. Por isso, sugiro sempre a procura de um profissional de nutrição! Fica a dica (ou ficam as dicas... hehehe).


Obs.: Não ganho nada da marca do produto ilustrado da foto para expô-la aqui. Comprei essa barrinha com meu dim dim e achei um bom exemplo para falar sobre o assunto.
Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima. Pri.

0 comentários:

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9