Facebook Twitter Instagram

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Segunda da dieta - Emagrecer X Perder peso: conheça as diferenças

Sim, emagrecer e perder peso são duas coisas completamente diferentes! Hã? Como assim? Calma, você já vai entender!

É muito comum observarmos pessoas que objetivam emagrecer! Ok! Mas, o que acontece, na maioria das vezes, é que elas utilizam apenas a balança como parâmetro para acompanhar esse processo de "emagrecimento". Quando optam por dietas radicais, nas quais geralmente há uma restrição calórica muito acentuada, ou a supressão total de determinados macronutrientes (carboidratos, por exemplo), geralmente os números da balança diminuem muito rápido e as pessoas ficam super felizes achando que estão "emagrecendo". Infelizmente, em muitos casos, essas pessoas podem estar, na verdade, até mesmo engordando! Isso porque quando se perde peso rápido geralmente tal perda é decorrente da eliminação de líquidos e de massa magra, pois a oxidação de gorduras é um processo muito mais difícil de ocorrer. Na balança, os números diminuem, mas no interior do corpo, a quantidade de gordura pode estar se mantendo ou, até mesmo, aumentando. Nosso corpo é inteligente! Se restringirmos muito a ingestão calórica ele vai procurar meios de ter reservas, caso precise em alguma situação de emergência. Essas reservas serão de gordura. 

Então significa que se a perda de peso corporal for muito rápida e em muita quantidade, não está havendo nenhuma perda de gordura? Não é isso. Pode haver um pouco de perda de gordura sim (embora muitas vezes seja pouco significativa), mas só seria possível saber por algum tipo de avaliação da composição corporal! Há diferentes métodos existentes para isso. Embora todos tenham erros implícitos, as medidas de dobras cutâneas constituem uma das formas mais simples e acessíveis para identificar a quantidade de gordura (mm) em determinadas regiões corporais e se estimar o percentual de gordura do corpo (saiba mais sobre esse método de avaliação clicando AQUI). Quase sempre é possível fazer essa avaliação em academias e em consultas com nutricionistas ou nutrólogos. 

Emagrecer é, portanto, perder gordura corporal significativamente. Em alguns casos, com um programa bem elaborado de exercícios físicos associado a uma dieta específica, pode haver ganho de massa magra durante o processo e os números na balança pouco se alterarem, ainda que se esteja emagrecendo efetivamente! 

Mas, se você não tiver meios para saber sua composição corporal, não se preocupe! Quase sempre, fotos são ótimos recursos avaliativos! Registre as mudanças do seu corpo, quinzenalmente ou mensalmente. Você pode se surpreender com as mudanças. A dica é: se deseja emagrecer, não considere apenas os números da balança. Aliás, esqueça-se um pouco dela. Tudo quem vem fácil e rápido, pode ir embora da mesma forma! Preocupe-se em seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, de preferência com a orientação de profissionais capacitados. Os resultados certamente aparecerão e você poderá dizer que realmente emagreceu!

Agora que você compreendeu as diferenças entre emagrecer e perder peso, procure um Nutricionista e um Profissional de Educação Física para que eles possam lhe ajudar a emagrecer de verdade. Informações sobre consultorias online de treinamento comigo pelo e-mail: saudeempratica@gmail.com

Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens

0 comentários:

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9