Facebook Twitter Instagram

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Receita de Quinta: Leite de amêndoas


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Estou em uma correria total com a reta final do meu Mestrado em Educação Física. Por isso, não tenho conseguido compartilhar muitas dicas com vocês durante a semana, da mesma forma que fazia no início do ano quando estava de férias. Contudo, estou tentando manter as publicações semanais na categoria "Receita de Quinta", pois sei que vocês adoram uma receitinha saudável, fácil, saborosa, sem glúten e sem lactose, né?! hehehe
Portanto, hoje teremos esse leite vegetal, que além de ser muito gostoso é bastante nutritivo! Desde que o descobri e minha nutri aprovou, não quero mais saber de outro leite! É bem fácil de fazer. Espiem:

Leite de amêndoas

Ingredientes:
- 250g de amêndoas cruas e com casca (também dá certo sem casca, mas eu prefiro com ela, pois o leite fica mais "encorpado")
- 2 litros de água filtrada
- Essência de baunilha a gosto
- Açúcar mascavo a gosto

Modo de fazer:
1. Deixe as amêndoas de molho em 1 litro de água da noite para o dia ou durante aproximadamente 8 horas.
2. Escorra a água em que as amêndoas ficaram de molho e adicione o outro litro de água filtrada.
3. Bata no processador ou no liquidificador até misturar bem. Se desejar, adicione algumas gostas de essência de baunilha e 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (hoje nem utilizo mais. Prefiro sem açúcar mesmo).
4. Em um recipiente coberto com um pano limpo despeje um pouco do líquido e torça o pano, espremendo-o bem, coando todo o leite. Não descarte os resíduos de amêndoas que sobrarem, pois eles servem para fazer a farinha de amêndoas, a qual vocês podem utilizar na receita do pão que já publiquei (AQUI), por exemplo.
5. Após coar todo o líquido, leve-o ao fogo baixo e quando levantar fervura, desligue o fogo, espere esfriar e conserve seu leite na geladeira. Prontinho!!!
Obs.: Para fazer a farinha, basta levar os resíduos das amêndoas ao forno durante aproximadamente cinco minutos para secar, e bater aos poucos no processador para ficar mais fininha.

Rendimento:
Aproximadamente 750ml de leite. Validade aproximada de 3 a 4 dias na geladeira.

Informação nutricional: De acordo com a Tabela de Composição de Alimentos elaborada pela UNICAMP, em 2011, 100g de amêndoas têm 18,6g de proteínas, 29,5g de carboidratos e 47,3g de gorduras (destas, apenas 4,8g é gordura saturada. O restante é gordura boa - insaturada).  Além disso, têm 237mg de cálcio e 222mg de magnésio. Conforme a mesma referência, 100g de leite de vaca desnatado, por exemplo, têm apenas 134mg de cálcio e 10mg de magnésio.

Sugestões de uso: Adiciono ao café; utilizo para bater com cacau e abacate para comer antes de dormir; já usei para fazer mingau... Em todos esses casos ficou uma delícia!

Espero que tenham gostado. Abaixo seguem algumas imagens de alguns passos. Bom apetite!


Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens

0 comentários:

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9