Facebook Twitter Instagram

domingo, 11 de maio de 2014

Receita: Pizza sem glúten e sem lactose


Hoje é Dias das Mães e a minha merece que a sua receita maravilhosa de pizza sem glúten e sem lactose seja compartilhada. Sou suspeita para falar, mas ainda não experimentei nenhuma pizza melhor que esta que minha mãe faz. Todos da minha casa adoram, comem, repetem e brigam pelos últimos pedaços! Hehehe Além disso, outros colegas que não têm restrições alimentares e que já experimentaram essa pizza, simplesmente adoraram e não conseguiram entender como poderia ser feita sem farinha de trigo ou outros ingredientes que contém glúten. Embora não seja uma receita super saudável, como vocês estão acostumados a encontrar por aqui, é uma ótima opção para ocasiões especiais e para quem, como eu, tem doença celíaca e intolerância à lactose. Mas, vale a dica: aprecie com moderação, ok?! =)

Pizza sem glúten e sem lactose

Ingredientes:
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de óleo de girassol
- 1 xícara de leite morno sem lactose (se você não tiver intolerância à lactose, pode utilizar leite comum)
- 3 xícaras de farinha preparada sem glúten (utilizo uma mistura que compro pronta de fécula de batata, farinha de arroz e polvilho doce, mas você pode tentar com outras farinhas sem glúten ou preparar a sua própria farinha. Geralmente se utiliza a proporção de 3 xícaras de farinha de arroz + 1 xícara de fécula de batata + 1/2 xícara de polvilho doce)
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá de goma xantana
- 1 sachê (10g) de fermento biológico para massas

Modo de fazer:
Em um pequeno recipiente de vidro adicione o fermento, o leite e o açúcar para levedar (levantar espuma). Deixe esse processo ocorrendo enquanto você separa os demais ingredientes. 
Misture os demais ingredientes e adicione a levedura. Amasse bem com as mãos até obter uma massa homogênea ou coloque na panificadora e ligue na opção de bater massas, deixando bater até que ela fique homogênea (já fiz de ambos os jeitos, mas ultimamente tenho feito só na panificadora por ser mais prático e também por acreditar que a massa fica um pouquinho mais macia). 
Coloque a massa em uma forma grande e vá espalhando com os dedos até preencher completamente a forma. Adicione os recheios de sua preferência e asse em forno pré-aquecido a 220 graus durante aproximadamente 20 minutos.
Obs.: Se for colocar recheio doce, asse a massa previamente por 10 a 15 minutos e depois acrescente o recheio e deixe mais 5 ou 10 minutos, para não ressecar ou queimar o chocolate ou as frutas, ok?!

Meus recheios salgados: Sempre adiciono molho de tomate + frango desfiado ou camarão cozido ou peito de peru + queijo sem lactose (se você não tiver intolerância, pode utilizar queijo comum) + complementos que tenho em casa no dia (milho, ervilha, ovos cozidos, cenoura, azeitona, orégano).

Meus recheios doces: - Esses tem lactose, por isso, quando faço, tomo enzima lactase (lactaid) 40 minutos antes de comer - 1 lata de leite condensado + 2 colheres de sopa bem cheias de cacau em pó sem açúcar + aproximadamente 5 colheres de sopa de xerém de amendoim. Misturo tudo e levo ao microondas por 4 minutos, interrompendo o tempo no 2º. minuto para mexer com uma colher. Adiciono meia caixa de creme de leite e misturo bem. Esse é o recheio de brigadeiro. Se quiser que fique parecido com pé de moleque, não precisa pré-assar a massa, pois o recheio ficará bem queimadinho e crocante. Se quiser a combinação de amendoim com morango, adicione essa fruta em pequenas fatias e mais amendoim em cima.





0 comentários:

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9