Facebook Twitter Instagram

terça-feira, 8 de abril de 2014

Segunda da Dieta: Diet, light ou zero? O que é melhor?

Atualmente, é bastante comum encontrarmos nos supermercados uma variedade de produtos rotulados como "diet", "light" ou "zero", geralmente nas seções de "alimentos naturais", "alimentos para emagrecer""alimentos saudáveis" etc. Mas, afinal, o que significam estas denominações? Qual o melhor alimento com esses rótulos para emagrecer ou para levar uma vida mais saudável? Vamos tentar esclarecer:


Diet: esta denominação significa que existe a ausência total de algum ingrediente, podendo ser o açúcar, o sal, a gordura etc. Por isso, nem todo alimento "diet" é um alimento sem adição de açúcar. É comum fazermos esta associação porque no Brasil encontramos produtos para diabéticos que são "diet", neste caso, sem adição de açúcar. Mas, existem também os produtos "diet" para pessoas com problemas cardíacos, os quais, neste caso, não têm gordura; produtos "diet" que não têm lactose para pessoas que tem intolerância à mesma, entre outros exemplos. Na verdade, todos estes produtos são modificados na intenção de atender determinadas pessoas, como os diabéticos (retirando a adição de açúcar); os hipertensos (retirando a adição de sódio); e assim por diante. Por isso, às vezes, estes alimentos podem ser tão calóricos como os alimentos comuns, uma vez que não têm redução de calorias, mas sim, apenas a exclusão de um nutriente específico. Assim, para quem quer emagrecer estes produtos não são os mais indicados.

Light: ao contrários dos "diet", os alimentos denominados "light" não excluem totalmente um nutriente de sua composição, mas diminuem a concentração de alguns deles ou reduzem a quantidade de calorias. Para um alimento ser considerado "light" tem que haver uma redução de, no mínimo, 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao alimento tradicional. No caso de alimentos sólidos, no que se refere às calorias, o valor total da redução deve ser de, no mínimo, 40 calorias para cada 100g do alimento, enquanto para alimentos líquidos este valor diminui para 20 calorias. Por isso, os alimentos lights são mais indicados para as pessoas que fazem dietas com baixo teor calórico visando o emagrecimento e procuram uma alimentação mais saudável.

Zero: Basicamente, trata-se da mesma situação dos alimentos "diet". É o caso dos refrigerantes. Geralmente excluem a adição de açúcar.

O vídeo abaixo explica o que foi abordado por uma nutricionista. É um vídeo excelente, rápido e bastante informativo. De qualquer forma, é aconselhável procurar a orientação de um profissional da área para avaliar o que seria mais adequada para você, conforme suas particularidades, características e objetivos!

Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens; Texto baseado no vídeo abaixo

0 comentários:

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9