Facebook Twitter Instagram

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Segunda da Dieta: Adoçar com o quê? Conheça as principais diferenças entre os tipos de açúcar


O açúcar é um tipo de carboidrato frequentemente utilizado para adoçar os alimentos. Os carboidratos, por sua vez, representam a principal fonte de energia da alimentação humana, porém, quando consumidos em excesso, podem ser prejudiciais à saúde, especialmente quando se tratam dos carboidratos simples, tal qual o açúcar refinado ou branco (“açúcar de mesa”). No entanto, existem outras opções de adoçantes que podem ser utilizados como alternativas mais saudável ao açúcar refinado. Na tentativa de ajudá-los a fazer escolhas mais saudáveis, serão apresentadas as características e propriedades dos principais tipos de açúcar:

- Açúcar refinado: também conhecido como “açúcar branco” ou “açúcar de mesa” (sacarose), é obtido a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba, sendo formado por uma molécula de glicose e outra de frutose. Esse tipo de açúcar passa por um processo de refinação que inclui as seguintes etapas: evaporação, extração, centrifugação, cristalização e clarificação. Embora seja um dos adoçantes mais utilizados, o açúcar refinado não é o tipo mais doce e ainda apresenta baixo teor de nutrientes, fornecendo as famosas “calorias vazias”.

- Açúcar mascavo: também é extraído da cana-de-açúcar, porém, diferentemente do açúcar refinado, não passa por nenhum processo de refinamento, o que mantém suas propriedades naturais e seus nutrientes, tais como vitaminas e minerais. Esse tipo de açúcar também possui coloração mais escura (marrom) e menor teor de sacarose em sua composição, quando comparado ao açúcar refinado. Além disso, alguns estudos sugerem que o consumo moderado de açúcar mascavo pode estar relacionado à prevenção da obesidade, do diabetes, ao bom desempenho do sistema digestivo e das funções renal e hepática, além de auxiliar na diminuição dos danos à calcificação infantil e cáries dentarias.

- Açúcar demerara: passa por um processo de refinamento mais simples e não recebe nenhum tipo de composto químico. Possui coloração caramelo e é mais úmido, pois seus cristais são envolvidos por melaço. Suas propriedades nutricionais são semelhantes às do açúcar mascavo.

- Açúcar de coco: é obtido da seiva das flores em botão do coqueiro e seu sabor é similar ao do açúcar mascavo. O açúcar de coco possui baixo índice glicêmico (em torno de 55), o que significa que a taxa de açúcar (glicose) não aumenta tão rapidamente no sangue, sendo uma boa alternativa para diabéticos. Além disso, esse tipo de açúcar não é processado, filtrado ou adulterado, tendo suas propriedades e seus nutrientes (vitaminas e minerais) preservados. Livre de agrotóxicos e aditivos químicos, e com valor calórico um pouco menor que os demais tipos de açúcar, o de coco está sendo considerado a opção mais saudável do mercado.

- Mel: é um produto adocicado, produzido a partir do néctar de plantas pelas abelhas da espécie Apis mellifera, muito utilizado devido às suas propriedades nutricionais e terapêuticas. É composto basicamente por açúcares, mas também contém vitaminas e minerais. Além disso, o mel possui ação antibacteriana, antioxidante e cicatrizante; tem propriedades laxativas e digestivas e, ainda, possui efeito prebiótico devido a presença de oligossacarídeos e outros carboidratos, contribuindo para o bom funcionamento do intestino. Desta forma, o mel é considerando um bom adoçante natural.

- Stevia: é um edulcorante (adoçante artificial), extraído das folhas de estévia (Stévia rebaudiana Bertoni), que pode ser utilizado em substituição à sacarose. Além de ser isento de calorias, a stevia possui poder adoçante muito maior que a sacarose (estudos apontam que a stevia é 300 vezes mais doce) e não apresenta gosto residual desagradável, ou seja, não altera o sabor e textura dos alimentos.

- Agave: é uma calda obtida a partir de uma planta mexicana conhecida como "Agave Azul". O agave é um adoçante 100% vegetal e natural, fonte de ferro, potássio, cálcio e magnésio. Além disso, tem poder adoçante maior que o do açúcar refinado, adoçando com menor quantidade. 

Matéria elaborada pela Nutricionista Laís Coelho da Equipe Natue, parceira do Saúde em Prática!

Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens

0 comentários:

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9