Facebook Twitter Instagram

sexta-feira, 28 de março de 2014

Fit Friday: Afinal, qual o melhor exercício para quem deseja emagrecer?

Um dos principais objetivos de pessoas que aderem a um programa de exercícios físicos é a perda de peso. Entretanto, sempre persistem dúvidas: afinal, é melhor correr, pedalar, caminhar? Ou, só musculação, vai ajudar? Exercícios aeróbios ou anaeróbios, ou os dois, e o que são eles?

Os exercícios aeróbios são aqueles que dependem principalmente do consumo de oxigênio para a queima de gordura, que é a principal fonte de energia durante o exercício e, por isso, são os exercícios mais procurados quando o objetivo é emagrecimento. Tratam-se de exercícios cíclicos, com intensidades geralmente de moderada a intensa, de média a longa duração, como caminhada, corrida, pedalada, natação, dança, entre outros. O principal destaque para estes exercícios é a melhora na função cardiorrespiratória como um todo, ao longo de sua prática sistemática. São também exercícios com alto gasto calórico, o que auxilia na perda de peso.

Mas, qual dos exercícios aeróbios escolher? Todos são excelentes, você pode optar por aquele que mais lhe agrada. O importante é manter uma intensidade no mínimo moderada e praticar regularmente. Estudos científicos vêm mostrando que exercícios aeróbios realizados em intensidades variadas (por exemplo, correr rápido durante 30 a 40 segundos e caminhar rápido durante 1 minuto, mantendo este padrão de alteração de intensidade durante 20 a 30 minutos) são muito eficientes para a perda de gordura.

Já os exercícios anaeróbios são aqueles que utilizam energia oriunda principalmente da queima de glicose (açúcar), independentemente do consumo de oxigênio. Por isso, as pessoas acham que estes não são exercícios que devem ser procurados quando o objetivo é emagrecimento, mas estão enganadas, pois estes têm a importante função de acelerar o metabolismo pós-execício, aumentando a taxa metabólica basal, ou seja, fazendo com que você gaste mais energia em repouso, quando está dormindo, comendo ou fazendo atividades básicas do cotidiano. Além disso, eles são destacados pelo aumento da força e da resistência muscular, bem como da massa magra; e pela preservação da massa óssea, o que confere vários benefícios ao corpo à longo prazo e também implicam na aceleração do metabolismo. São exercícios de curta duração e de maior intensidade. Aqui se remete principalmente dos exercícios de musculação.

Mas, só eles bastam? Bom, a musculação por si só, com um treino bem prescrito, pode sim auxiliar no processo de emagrecimento. O que acontece é que nos primeiros meses de prática geralmente o ponteiro da balança não diminui ou até mesmo aumenta um pouquinho, e as pessoas acham que está ocorrendo o efeito inverso, mas na verdade, você pode estar ganhando massa magra que naturalmente pesa mais e precisa de mais energia para se manter em atividade. Mas, isto não significa que você vai ficar com uma aparência musculosa. Com uma prática sistemática, depois de aproximadamente seis meses, já é possível observar a musculatura mais forte e firme.
Contudo, uma combinação entre os dois tipos de exercícios seria perfeita, pois basicamente o aeróbio queima gordura durante o exercício e o anaeróbio queima gordura após o exercício, no repouso, e com uma alimentação equilibrada, a perfeição estaria completa! 

Agora é só você escolher o exercício que mais gosta e com a orientação de um Profissional de Educação Física começar a colocar sua Saúde em Prática! Informações sobre consultorias online de treinamento, orientadas por mim, pelo e-mail: saudeempratica@gmail.com

Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens

4 comentários:

  1. Priscila te add agora no instagram e vi suas fotos, mulher vc é linda e o resultado da sua malhação são incriveis, PARABÉNS!!!!
    Estou emagrecendo bastante (obaaaaaa) mas a barriga ainda está muito grande, estou fazendo academia 3 x por semana e evitando o leite para ver se ela diminui oq mais posso fazer para ajudar a eliminar essa pançaaaaa.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilva, tudo bem?
      Seja muito bem-vinda ao Saúde em Prática! Agradeço o elogio e fico muito contente que você também está conseguindo alcançar seus objetivos! Que tipo de exercício você está fazendo na academia?
      Diminuir a quantidade de sódio, açúcar e óleos saturados da alimentação também auxiliam bastante a desinchar a região abdominal, mas o mais eficiente será a perda de gordura por meio dos exercícios! Bjs

      Excluir
  2. Obrigada pela atenção! Faço 45 de aeróbico acelerado e 45 de musculação, 3 séries de 20 de abdominal (eu leiga chamo de tradicional) e lateral.
    Agora vou conversar com minha professora sobre exercícios específicos.
    Muito obrigada novamente!
    Bj e ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilva,
      Imagina, no que eu puder ajudar estou à disposição! Isto, converse com sua professora, talvez diminuir um pouquinho o tempo do aeróbio e aumentar a intensidade, fazendo um treinamento intervalado, possa te ajudar ainda mais a perder gordura. Os exercícios abdominais irão te ajudar a fortalecer a musculatura, mas eles, por si só, não são capazes de fazer com que você perca gordura nesta região. Ótima semana para você também. Beijos

      Excluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9