Facebook Twitter Instagram

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Receita de Quinta: Muffin proteico com banana e sabor de chocolate


Olá pessoal, tudo bem? Como prometido, hoje tem a primeira receita de 2014! Antes que perguntem, adianto que todas as receitas serão sem glúten e quase todas também sem lactose, pois tenho doença celíaca e intolerância à lactose diagnosticados desde 2008. Além disso, dependendo do período da minha dieta (para redução de gordura ou para ganho de massa magra), as receitas terão maior concentração de proteínas e/ou de carboidratos e/ou de gorduras boas (prometo escrever uma matéria em breve explicando minha rotina alimentar). No entanto, isso não significa que você não possa adaptar os ingredientes (converse com o seu nutricionista para saber o que é melhor para você) e também não quer dizer que as receitas não são saborosas!!! Na minha casa só eu tenho intolerâncias alimentares, mas é sempre uma briga para comer estas coisas que faço. Todos adoram, de verdade! Algumas receitas eu invento, mas outras encontro na Internet e vou adaptando conforme minhas necessidades e objetivos! Ah, também tenho que adiantar que sou péssima na cozinha... Por isso, só faço coisas rápidas, práticas e fáceis! rsrsrsrs
Bom, sem mais blá blá blá, hoje compartilho como fazer um Muffin proteico com banana e sabor de chocolate, totalmente sem glúten e sem lactose, com alto teor de proteínas e fonte de gordura boa, fibras, vitaminas e alguns minerais devido aos ingredientes utilizados. Confiram:

Muffin Proteico com banana e sabor de chocolate

Ingredientes:
- 2 bananas médias
- 3 ovos
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada (pode ser qualquer outra farinha de sua preferência)
- 2 colheres de sopa de coco ralado ou de farinha de quinoa
- 1 colher de sobremesa de cacau em pó
- 15g de whey protein isolado sem lactose sabor chocolate (se você não utiliza whey, pode tentar utilizar proteína de soja ou acrescentar mais cacau, mas, desta segunda forma reduzirá o teor de proteínas. Além disso, lembre-se que o cacau é mais amargo, por isso, talvez seja necessário acrescentar adoçante culinário ou açúcar mascavo)
- 25 ml de água
- 50 ml de leite de coco
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de fazer:
Amasse as bananas com um garfo e separe algumas rodelinhas para decorar. Coloque as bananas amassadas no liquidificador ou no processador juntamente com os demais ingredientes (exceto o fermento). Bata até obter uma massa homogênea. Acrescente o fermento vagarosamente à massa com uma colher. Distribua a massa em forminhas de silicone ou em outra forma grande untada com óleo de coco para não grudar (a de silicone não precisa, pois não gruda nada). Decore com as rodelinhas de banana e salpique canela em pó. Se desejar, também é possível acrescentar rodelinhas de banana no meio da massa. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura de 200 a 250 graus e asse durante aproximadamente 20 ou 25 minutos. Depois é só retirar das forminhas e se deliciar.

Rendimento:
De 9 a 10 bolinhos (forminhas de silicone).


Bom Apetite!!!

2 comentários:

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9