Facebook Twitter Instagram

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Fit Friday: Divisão de treinos de musculação! A sua está correta?


Se segunda-feira é o dia internacional da academia lotada e do início da dieta, sexta-feira é o dia mundial de matar os treinos, certo?! Tudo bem que para nem todos é assim, mas muitas pessoas deixam de se exercitar na sexta-feira por vários motivos: convite para aquele happy hour, ritmo do final de semana chegando, vai ter aquele show ou aquela balada, cansaço dos treinos anteriores... OPA! Espere aí, cansaço dos treinos anteriores? Sim, muitos colegas têm me procurado dizendo que dão o seu máximo nos treinos de musculação com o objetivo de hipertrofia, mas no dia seguinte se sentem muito cansados e não conseguem completar o próximo treino e, além disso, não estão encontrando os resultados esperados. O problema pode estar no treino? Sim, mais especificamente na divisão/parcelamento dos treinos! Por isso, na matéria de hoje da Fit Friday vamos falar um pouquinho sobre este assunto!

O treinamento dividido ou parcelado é um método destinado a alunos intermediários ou avançados que já passaram por um bom período de adaptação e desejam obter melhores resultados! É o famoso Treino A, Treino B, Treino C, e assim por diante! Esta divisão em três treinos (A-B-C) é uma das mais observadas nas academias de musculação. Um exemplo clássico pode ser o treino de membros inferiores!

As meninas, principalmente, treinam (ou acham que estão treinando) apenas quadríceps em seu treino "A", por exemplo. Alguns exercícios que elas fazem nesse treino "A" são: Agachamento, Hack, Leg Press e Cadeira Extensora. Ok, mas no dia seguinte, em seu treino "B", elas treinam (ou acham que estão treinando) glúteos e posteriores de coxa, fazendo exercícios como Afundo, Stiff, Levantamento Terra e Mesa Flexora. Os exercícios estão incorretos? Não, mas embora determinados músculos sejam mais solicitados em um exercício ou outro, tanto a musculatura da parte anterior, como a musculatura da parte posterior da coxa acabam atuando na maioria desses exercícios (Agachamento, Leg Press, Afundo, por exemplo). O resultado? Se você treinar membros inferiores em dias consecutivos sua musculatura não terá tido tempo suficiente para se recuperar e é no descanso que tudo acontece! Quando você treina está detonando suas fibras musculares e para que elas se recuperem e aconteça uma supercompensação com do passar o tempo, resultando em hipertrofia, é necessário tempo de descanso adequado. Em treinos intensos de membros inferiores o tempo de recuperação muscular pode variar de 48 até 72h! O mesmo princípio se aplica a divisão de treinos de membros superiores.

Converse com um Profissional de Educação Física para adequar a divisão dos seus treinos, especialmente se você for um aluno que pratica musculação há bastante tempo. Talvez possa ser necessário parcelá-los ainda mais! Neste caso, também sugere-se que a quantidade de exercícios não seja demasiadamente elevada e que a intensidade aplicada seja ainda maior. Com relação à quantidade de exercícios, na maioria dos casos, Menos é Mais!

Espero que tenham gostado das dicas! Bons Treinos! Informações sobre consultorias online de treinamento, orientadas por mim, pelo e-mail: saudeempratica@gmail.com

Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens

2 comentários:

  1. Ótimo!! E o que estava acontecendo comigo, mas agora com sua consultoria online/personal tudo vai mudar!!!! Obrigada por esclarecer mais essa duvida!! Mega beijooo

    ResponderExcluir
  2. Ray, tenho certeza que com a sua disciplina e dedicação, a partir de agora seus resultados serão otimizados. Beijão, Pri.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9