Facebook Twitter Instagram

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Fit Friday: Carga X Amplitude de Movimento - O que é mais importante para a hipertrofia muscular?

É comum observarmos nas academias de musculação pessoas realizando exercícios com muita carga, geralmente com o objetivo de hipertrofia muscular. No entanto, muitas vezes se percebe que o movimento é realizado apenas parcialmente! Ainda que haja dedicação aos treinos e a uma alimentação adequada, a hipertrofia muscular não ocorre da forma esperada. Onde está o problema? Sim, pode estar no excesso de carga relacionado à redução da amplitude de movimento!

Geralmente a amplitude de movimento é reduzida pelo praticante para que ele consiga realizar todas as repetições prescritas com carga maior. Um estudo científico publicado recentemente na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (para acessá-lo clique AQUI) mostrou que a redução da amplitude de movimento no exercício supino reto permitiu que homens praticantes de musculação conseguissem realizar mais repetições em comparação àqueles que realizaram o mesmo exercício com amplitude de movimento completa. Os músculos geram tensão em diferentes comprimentos, resultando em variação da força produzida ao longo da amplitude de movimento. Por isso, se a amplitude é reduzida, o desempenho será diferente, repercutindo na realização de mais repetições ou na adição de mais carga.

Outro estudo publicado neste ano no Journal of Strength and Conditioning Research (para acessá-lo clique AQUI) reafirmou que praticantes de musculação que realizaram exercícios como Agachamento, Leg Press e Cadeira Extensora com amplitude de movimento reduzida conseguiram adicionar até 23% mais carga quando comparados àqueles que realizaram os mesmos exercícios com a amplitude de movimento completa. Entretanto, os praticantes que executaram os movimentos com cargas menores, porém com amplitude completa, apresentaram 32% mais estresse na musculatura, resultando em um aumento de 59% no tamanho do músculo contra apenas 16% daqueles com carga maior e amplitude reduzida. Além disso, os exercícios em maiores amplitudes contribuíram mais para reduzir a gordura subcutânea (22%) do que os exercícios em amplitudes menores (apenas 5%).

Apesar de os estudos mencionados serem recentes, essa discussão já vem sendo feito há algum tempo. A literatura vem apresentando resultados similares aos aqui relatados, indicando que a amplitude de movimento é muito mais importante do que a carga utilizada quando o objetivo é hipertrofia muscular e também quando o objetivo é redução de gordura. Por isso, não vale a pena querer aumentar a carga se você não consegue realizar o movimento por completo, ok?! Para ter resultados, invista na qualidade do movimento!

Procure sempre a orientação de um Profissional de Educação Física! Bons treinos!
Informações sobre consultorias online de treinamento, orientadas por mim, pelo e-mail: saudeempratica@gmail.com

Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens

0 comentários:

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9