Facebook Twitter Instagram

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bem bolado: Os benefícios da Fitball (Bola Suíça, Bola de Pilates...)

 Recentemente a Fitball (também conhecida como Bola Suíça, Bolona ou Bola de Pilates) se tornou mania nacional por parte não só de educadores físicos que passaram a inseri-la nos treinamentos de seus alunos, como também por parte dos praticantes que passaram a querer se exercitar com esse material, o qual, por sua vez, além de ser muito atrativo e agradável pode proporcionar diversos benefícios ao corpo.
A Bola foi criada na década de 1970 por fisioterapeutas suíços que buscavam um material que pudesse ser útil no tratamento de problemas posturais. O resultado foi a famosa bolona, com um material de "borracha sem látex" que pode suportar até 300kg.

As vantagens da utilização da Fitball em seus treinos são:

A maior vantagem de utilização do material está na instabilidade que ele proporciona ao corpo. Para se equilibrar na bola e realizar os exercícios o esforço terá que ser muito maior, pois além de ativar os músculos que serão solicitados durante um exercício qualquer na bola, os músculos que geralmente são mais difíceis de ativar com exercícios convencionais (músculos estabilizadores da coluna, por exemplo) serão obrigatoriamente ativados.

Os famosos músculos do "CORE" ou do "Power House" (denominações usadas no treinamento funcional e no Pilates para caracterizar os músculos do corpo que formam nosso centro de força e de estabilização corporal e que devem ser trabalhados em todos os exercícios) são também muito solicitados ao utilizar a Fitball, o que contribui muito para melhores resultados nesses tipos de treinamento (Funcional e Pilates).

Ainda, mesmo para praticantes de outras atividades, como Musculação, por exemplo, a utilização da Fitball é interessante para auxiliar no ganho de resistência muscular localizada, uma vez que o esforço é maior pela instabilidade do material.

Concentração, equilíbrio e coordenação motora são algumas habilidades físicas que também podem ser treinadas com a utilização da Fitball, além da melhora postura e da consciência corporal.

Por fim, a bola também pode ser utilizada para alongamentos, massagens e aulas "mais relaxantes", proporcionando a soltura dos músculos, o trabalho da respiração e o alívio das tensões do corpo.

Importante:

Geralmente, os fabricantes utilizam diferentes cores (amarelo, vermelho, laranja, cinza, azul...) para diferenciar os tamanhos (diâmetros) que se adequam a altura de cada aluno.

Onde encontrar:

Além de material indispensável das academias, estúdios de Pilates, Treinamento Funcional, e tudo que torneia esse meio, a Fitball é vendida em qualquer loja de artigos esportivos. Assim, você pode ter essa maravilha e utilizá-la em casa. Dependendo do fabricante terão de 3 a 5 tamanhos disponíveis, mas no geral são: muito pequeno (45cm de diâmetro) para pessoas com baixa estatura; pequeno (55cm de diâmetro) para pessoas de baixa para média estatura; médio (65cm de diâmetro) e grande (75cm de diâmetro) geralmente utilizadas para a maioria da população; e muito grande (85cm de diâmetro) para pessoas muito altas.

Atenção:

Apesar de fácil acesso, de todos os benefícios citados e de haver muitas possibilidades (aparentemente fáceis) de utilização da fitball, o ideal é que você procure a orientação de um profissional especializado (de Educação Física ou Fisioterapia), pois os posicionamentos na bola devem ser corretos para que não hajam sobrecarregas indesejadas em regiões do corpo que não devem ser atingidas e, assim, resultar em lesões.

Espero que tenham gostado! Informações sobre consultorias online de treinamento, orientadas por mim, pelo e-mail: saudeempratica@gmail.com

Obs.: Imagens desta publicação retiradas do google imagens

18 comentários:

  1. Essa bola é realmente muito atraente aos olhos. Além de ser muito gostoso usa-la faz bem para várias questões do corpo, como vocês citaram muito bem!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem!
    Tenho uma fitball em casa e a utilizo para fazer alongamentos todos os dias, seguindo as orientações de uma fisioterapeuta que me acompanhou num processo de reeducação postural!
    Hoje me sinto muito melhor, e os benefícios dessa bola são realmente muitos!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Essa bola é demais!!!
    Muito boa a matéria, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelo esclarecimento, fiquei feliz em saber q com o auxilio de um profissional, montando um treino basico posso mesmo fazer em casa, onde me sinto mais segura.
    aki sempre encontro materias importantes pra meu crescimento.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, queria muito uma bola dessa em casa! Já faço exercícios com ela na academia e acho bem mais puxado do que quando faço com as máquinas normais ou num banco. Tem quer ter bastante equilibrío também.

    ResponderExcluir
  7. Para abdominal não existe outra coisa melhor. Puxa muito fazer nessa bola.

    ResponderExcluir
  8. ola todas as materias são muito legais

    ResponderExcluir
  9. ola acabei de receber minha bola, mas não sei se acertei no tamanho,sou de estatura baixa e bola é de 85cm,gostaria de saber se não tem problema em usa-la obrigada

    ResponderExcluir
  10. Caros leitores,

    Obrigada pelos comentários. Sejam muito bem-vindos e voltem sempre!

    A bola de 85cm de diametro é uma das maiores fabricadas, normalmente recomendada para pessoas com estatura maior que 1,70m. Se voce tem uma estatura muito inferior a essa e puder trocar o tamanho da bola será melhor. Se nao tiver alternativa, tente encher a bola apenas até que voce alcance os pés e as maos no chao ao se deitar de bruços na bola, ou até que voce consiga sentar sobre a bola bem ao centro e os pés fique totalmente em contato com o solo e os joelhos a 90 graus. Se ao encontrar essas posiçoes a bola nao ficar vazia ou murcha, voce pode usá-la normalmente.

    Qualquer dúvida estamos a disposição.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. olá, comprei uma de 55cm, indicada para meu tamanho (1,64m) mas quando fico sentada, eu noto q meu joelho fica levemente apontado para cima, por fotos na internet eu vejo e a maioria ocorre o contrário, geralmente vejo que o quadril fica na mesma direção dos joelhos ou um pouco acima (diferente do que acontece comigo), então gostaria de saber se está certo ou se deveria comprar um tamanho maior (65cm), mesmo não estando na faixa de tamanho indicada.
    Outra dúvida é quanto ao enchimento. Até quanto eu devo encher a bola?
    Adorei o site e já adicionei aos favorito.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Tenho 1,73, gostaria de saber qual tamanho da bola deveria comprar.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Randara, tudo bem?
      Para a sua altura, em geral a bola de 75cm é mais apropriada!

      Excluir
  13. olá, comprei uma de 55cm, indicada para meu tamanho (1,60m)conforme o fabricante,mas li uma reportagem onde uma professora de educação física que disse ter 1,60 e que o ideal seria uma bola de 65cm, então gostaria de saber se está certo ou não, mesmo não estando na faixa de tamanho indicada.
    Outra dúvida é quanto ao enchimento. Até quanto eu devo encher a bola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, tudo bem?
      Para a sua altura o ideal pode variar desta de 55cm e de 65cm, depende também dos exercícios que você fará com a bola. Leia as instruções do fabricante para enchê-la, mas, em geral, ela não deve ficar "macia demais", nem muito "rígida" ao ponto de você achar que vai estourar.

      Excluir
  14. Oi, comprei uma bola de 75cm e gostaria de saber até aonde eu posso enche-la, se tem alguma técnica necessária, qual a tensão que ela pode ter? Obrigado e parabéns pelo site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      O ideal é seguir as orientações do fabricante.
      Obrigada e volte sempre!

      Excluir
  15. Ola tenho 1.68 de altura e comprei a bola de 75 cm. Posso usar ela mesmo ou vou ter que trocar.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9