Facebook Twitter Instagram

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Albumina: alternativa de suplemento?!

O assunto de hoje é a Albumina, uma proteína de alto valor biológico sintetizada pelo nosso corpo no fígado e localizada no sangue, sendo encontrada também na clara do ovo e no leite, e que é utilizada como suplemento por muitos praticantes de Musculação que desejam ganhar massa muscular.
No sangue, a concentração normal desta proteína fica entre 3,5 e 5g por decilitro, constituindo cerca de 50% das proteínas plasmáticas. Ela tem um papel fundamental na manutenção da pressão osmótica, necessária para manter o equilíbrio na distribuição dos fluidos entres os tecidos. Também funciona como transportadora de outras substâncias (hormônios, ácidos graxos livres, etc).

O suplemento de Albumina pode ser utilizado como alternativa para a ingestão da clara de ovo crua, a qual pode ser prejudicial à saúde por conter bactérias indesejáveis quando consumida dessa forma. Além disso, é um suplemento eficaz e mais barato que outros suplementos protéticos. A Albumina tem grande quantidade de aminoácidos essenciais, o que contribui para a recuperação do tecido muscular, ou seja, para a síntese de proteínas e aumento do volume (hipertrofia).

Doses recomendadas e horários para tomar: Não há uma regra específica, as doses devem ser estabelecidas de acordo com as orientações do fabricante, de acordo com a quantidade de proteína que você já ingere em sua dieta e/ou com outros suplementos proteicos e, principalmente, de acordo com as orientações de um nutricionista.
A  recomendação mais genérica é de 1,5g/kg para o total de proteína da dieta somando-se suplementos e alimentos. O mesmo se diz dos horários para se tomar: tudo depende de seus objetivos e da quantidade de proteínas que ingere na alimentação e/ou com outros suplementos, mas ela pode ser ingerida antes de dormir ou ao acordar, por exemplo. Como é uma proteína de absorção lenta (de 2h a 3h) recomenda-se que ela seja utilizada antes de dormir e se utilize outros suplementos de absorção mais rápida para o pós-treino (como o Whey Protein isolado que pode ser absorvido em aproximadamente até 30 min). Mas, se você só dispõe da Albumina como Suplemento ela também pode ser utilizada como pós-treino.
Ela é em pó e pode ser consumida diluída em um corpo de 250ml de água, leite ou suco.
Não há restrições de por quanto tempo ela pode ser consumida. Desde que não hajam sintomas desagradáveis e desencadeamento de doenças, ela pode ser utilizada.
Os melhores suplementos de Albumina são aqueles com maiores concentrações da proteína (geralmente em torno de 80%).

Efeitos Colaterais: Em algumas pessoas, podem haver sintomas como náuseas e diarreia.

Contra indicações: A princípio, as contra indicações são para quem tem problemas renais ou hepáticos, pois uma dieta com excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins e o fígado, até mesmo em quem a princípio não tem estes problemas, pois eles podem ser desencadeados caso haja proteína em excesso na dieta.

Portanto, a albumina é sim uma alternativa de suplemento alimentar, mas não se aconselha simplesmente começar a ingeri-la do dia para a noite. O ideal é que um nutricionista avalie suas necessidades energéticas e recomende a utilização da albumina quando houver necessidade!

Obs.: Informações baseadas em leituras de livros e artigos científicos que fiz durante a disciplina de Nutrição Esportiva, em 2012, no final da minha graduação em Educação Física. 

Obs.: Imagens desta publicação retiradas do google imagens

10 comentários:

  1. Parabens pelo blog!!!
    Sou especialista em treinamento e no meu blog tenho algumas informações que podem te interessar e se precisar de algumas dicas sobre como consegur atingir seu objetivo, só perguntar
    Acesse http://tredsports.blogpot.com e http://tredsportssaude.blogpot.com

    ResponderExcluir
  2. oi fieui com uma duvida e nem sei se tem a ver com isso, se eu tomar esse suplemento e como diz ali q pode sobrecarregar o figado, eu não tenho mais vesicula, pode aumentar as chances desse aumento de sobrecarga?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários pessoal.
    Tred Sports já irei conhecer seu espaço. Obrigada.

    Anna, qualquer suplemento de proteína pode sobrecarregar o fígado de pessoas sem problema algumd e saúde, se tomados em excessos. No seu caso, o ideal seria você procurar um médico para ter certeza se os riscos de sobrecaraga seriam maiores.
    Obrigada pelos comentários.

    Beijos, Priscila

    ResponderExcluir
  4. Olá Priscila,

    Tinha ouvido falar pouco sobre esse suplemento, mas agora esclareci todas as minhas dúvidas. A matéria está ótima, simples, fácil de entender, e com bastante conteúdo.
    Parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que a albumina era encontrada no ovo. Mas, para quem quer ganhar músculos vale muito mais um suplemento desse do que comer ovo cru.

    ResponderExcluir
  6. albumina da clara do ovo pode ser tomada todos os dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Em geral, não há contraindicações, mas é mais adequado procurar um nutricionista para saber o que é melhor para você!

      Excluir
  7. Há uns anos atrás eu era muito magra... e comecei a tomar a albumina antes do treino e no café da manhã. Consegui aumentar 5kg de massa muscular. O produto é bom!!! Mas os gases... nossa, os gases!!!rs

    ResponderExcluir
  8. OLA N TENHO VESICULA A 2 ANOS,ESTOU A QUAE 3 MESES FAZENDO MUSCULACAO,TENHO ACOMPANHAMENTO COM A NUTRICIONISTA,AGORA Q ELA PASSOU P MIM,BCAA COM VITAMINA6,TEM ALGUMA CONTA INDICACAO.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9