Facebook Twitter Instagram

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Métodos de treinamento de musculação: Circuito ou Circuit-Training

Quem acredita que a Musculação é só para quem quer "puxar ferro e ficar bombadão" está completamente enganado. A Musculação tem vários métodos de treinamento comprovados cientificamente que podem atender diferentes objetivos, como simplesmente a melhora da condição física de uma maneira geral e o auxílio a um processo de emagrecimento. Um desses métodos é conhecido como "Circuito" e promete atender os dois últimos objetivos citados.
O Circuito pode ser aplicado em qualquer nível de treinamento e é recomendado também para os iniciantes. Ele pode ser desenvolvido de duas formas, uma conhecida como "circuito com pesos" e outra conhecida como "circuito misto".

Circuito com pesos: O  individuo realiza uma série com um número determinado de repetições de um exercício (geralmente entre 15 e 20 repetições) com uma carga que deve ser ajustada de acordo com seu nível de treinamento e capacidade física (mas que fica geralmente entre 40 e 60% de uma repetição máxima - 1RM) e ao finalizar essas repetições, sem ou com muito pouco intervalo para descanso (20 segundos, por exemplo), ele deve seguir para um exercício diferente que trabalhe outro grupamento muscular (geralmente os exercícios são alternados por segmento, ou seja, um para a parte superior do corpo seguido de outro para a parte inferior), seguindo a mesma metodologia. Ao final de todos os exercícios (geralmente 10) se pode ter um intervalo de descanso entre um e dois minutos (geralmente), e então repete-se tudo o que foi feito anteriormente por mais uma ou duas vezes.

Este método de treinamento é excelente para o desenvolvimento de Resistência Muscular Localizada, e ótimo para melhora no condicionamento físico, principalmente de pessoas iniciantes e destreinadas.
Apesar de o foco ser no metabolismo glicolítico, no qual a fonte principal de energia durante o exercício é proveniente da quebra da glicose, é um método bastante intenso que pode ter um considerável gasto calórico, e se combinado a um programa de exercícios aeróbios se torna excelente para quem deseja emagrecer. Entretanto, mesmo que a pessoa pratique apenas esse método de treinamento, ela irá elevar sua taxa metabólica basal (quantidade de energias mínimas necessárias para executar as funções básicas do corpo) e passará a queimar mais calorias realizando as atividades básicas do dia-a-dia e, consequentemente, terá auxílio no processo de emagrecimento.

Circuito Misto: além de focalizar a melhora do condicionamento físico e da resistência muscular localizada, este método também trabalha também o metabolismo aeróbio, contribuindo para o processo de emagrecimento. Neste caso, deve-se alternar cada exercício de musculação (para pessoas muito descondicionadas) ou entre cada dois ou três exercícios, com alguns minutos de exercício aeróbio (esteira, bicicleta, elíptico), fazendo com que durante os exercícios o corpo utilize também o metabolismo aeróbio.

Como são exercícios bastante intensos, recomenda-se não fazer o mesmo treinamento todos os dias, tendo pelo menos um dia de descanso.
Além disso, o método de treinamento em circuito é ideal para quem não tem muito tempo disponível para a prática de exercícios físicos (pois como não há intervalo de descanso entre as séries, o treino acaba sendo rápido), e também para quem está cansado dos outros métodos de treinamento menos atrativos de musculação tradicional.

Identifique seus objetivos e procure um Profissional de Educação Física para melhor orientar seus treinos! Informações sobre consultorias online de treinamento, orientadas por mim, pelo e-mail: saudeempratica@gmail.com

Obs.: Imagens desta publicação retiradas do google imagens

2 comentários:

  1. Que legal... acho que esse é o método adotado pela Academia Curves (exclusivamente feminina).

    Beijos e parabéns pela matéria !

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana,

    esse é sim o método de treinamento utilizado na academia Curves.

    Obrigada pelo comentário. Beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9