Facebook Twitter Instagram

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estudo comprova redução de Pressão Arterial em idosos que praticam dança!

É com enormes satisfação que compartilho com vocês as repercussões de um estudo realizado no Núcleo de Pesquisa e Extensão, que faço parte. Quando entrei para o Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício (NCME) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) o estudo que acompanhou as consequências provocadas na Pressão Arterial de idosos com doenças crônico-degenerativas que praticavam três vezes na semana a dança de salão como uma das atividades do Programa de Prevenção e Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica deste Núcleo, estava sendo concluído com resultados muito estimulantes para essas pessoas.

Liderado pelo Médico e Professor Tales de Carvalho, o estudo comprovou que o programa de dança de salão aplicado a esta população reduziu significativamente não só os níveis de Pressão Arterial pós-exercício em pacientes Hipertensos, como também foi comprovada a melhora metabólica, com níveis de glicose sanguínea mais satisfatórios nos pacientes diabéticos, e ainda, é claro, a melhora da autoestima e da qualidade de vida dessas pessoas.

Agora, o estudo está naturalmente chamando a atenção das mídias, e a última grande divulgação foi feita no mês passado pelo Jornal Hoje da Rede Globo. Assista ao vídeo exibido no programa e saiba mais sobre o estudo:

Vídeo Jornal Hoje (Rede Globo) sobre o estudo da UDESC

Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens

6 comentários:

  1. bah eu tenho muita vontade de fazer aula de dança de salão, axo que é umamaneira boa de exercitar o esqueleto kkk e tb manter o astral lá encima... quer coisa melhor que dançar né, adorei o post flor, não sabia que tb era bom pra pressão melhorar, eu as vezes to com a minha meio alta...

    ResponderExcluir
  2. Olá Anna,

    Bom, eu não pratico, mas já fiz algumas aulas e acompanho eventualmente as aulas desse grupo do estudo, e lhe recomendo certamente! Você tem toda razão dos benefícios.
    Quanto a diminuição da pressão, o estudo mostrou que diminui sim, mas lembre-se, é necessário o acompanhamento de profissionais tanto da Educação Física quanto da Medicina, pois cada um tem o seu próprio ritmo e tem-se que achar a "dose certa" de dança para cada pessoa, para que assim os benefícios possam ser alcançados.
    Um grande beijo, Priscila.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou doida pra começar a fazer dança de salão, me falta apenas coragem, sou super timida...rs
    bjs e parabens

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniele,

    Imagine garota. Não deixe de fazer não, tenho certeza que você vai adorar as aulas e vai ajudar muito na sua timidez também.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Olá Priscila tudo bem? Muito obrigado pelo comentário feito no meu blog, também adorei as suas postagens. Estamos trabalhando para disseminar conhecimento, compartilhando experiências dos nossos trabalhos. Sucesso

    Victor

    ResponderExcluir
  6. Olá Victor,

    Imagine, bons trabalhos tem que ser reconhecidos.
    Seja muito bem vinndo, e sucesso a você também.

    Priscila.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9