Facebook Twitter Instagram

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Alergia à proteína do leite X Intolerância à lactose!

Sim, são duas coisas diferentes! Uma exige a retirada total do leite e derivados da dieta, e a outra talvez não, bastando apenas uma redução destes nutrientes. Vamos esclarecer:

A alergia à proteína do leite (como a caseína) é uma resposta imunológica do organismo, que entende essa proteína como agente estranho que precisa ser combatido, causando reações como diarreia urticária, sintomas respiratórios (como asma) e até febre. Após a identificação da alergia por um médico qualificado é necessário eliminar o leite e seus derivados da dieta.

A intolerância à lactose, por sua vez, é uma condição distinta, a qual nem sempre requer a eliminação completa do leite da dieta. A lactose é um açúcar presente no leite que normalmente é digerido em nosso organismo por uma enzima conhecida como lactase. Algumas pessoas, no entanto, têm problemas na produção desta enzima (por exemplo, produção em baixa quantidade) e não conseguem digerir apropriadamente a lactose, a qual, por sua vez, permanece no intestino onde é então fermentada por bactérias, levando à sintomas como flatulência, mal-estar e diarreia. Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir a enzima lactase, mas hoje em dia é possível consumir esta enzima como suplemento ou produtos nos quais a lactose já tenha sido previamente digerida. Cada pessoa irá tolerar uma quantidade específica de lactose diariamente, e essa só poderá ser descoberta na base do teste, ou seja, comendo determinada quantidade e percebendo se aparecerão sintomas ou não, pois assim como algumas pessoas produzem um pouco menos da enzima lactase, outras podem produzir quase nada, ou nada.

Se você apresenta algum dos sintomas relacionados nos parágrafos acima procure um médico gastroenterologista e/ou um nutricionista para que você possa realizar exames específicos (de sangue) e identificar se você tem alguma alergia ou intolerância ao leite, e então seguir uma dieta apropriada!

Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens

6 comentários:

  1. Pensava que era a mesma coisa. Valeu pelos esclarecimentos...

    ResponderExcluir
  2. Meu filho foi diagnosticado com intolerância a lactose a alguns anos. No momento ele tem 9 anos. Mas a intolerância dele é alta e ele praticamente não come nada de leite e derivados. As vezes, quando ele utiliza a enzima lactase ele consegue comer poucas coisas sem ter sintomas, mas é difícil. O médico falou que apesar de ser alta a intolerância dele ele não chega a ter alergia ao leiite, q como você bem abordou é a alergia completa a proteína do leite.
    A matéria está bem legal. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Também não sabia que tinha diferenças. Tenho um primo com intolerância a lactose e pensava que era como se fosse uma alergia, que não podia comer absolutamente nada de leite e derivados.
    Bem interessante essas duas questões.

    ResponderExcluir
  4. Caros leitores (a),

    Obrigada pelos comentários.
    Realmente a princípio pensamos que não existem diferenças, mas elas existem e é bastante importante que as conhecemos, principalmente para entender melhor como devemos seguir nossa alimentação (especialmente para quem tem alergia a proteína do leite ou intolerância a lactose).

    Ficamos felizes em saber que vocês gostaram da matéria!

    Qualquer dúvida em particular basta nos contatar.

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. meu filho foi diagnosticado com intolerancia a lactose quando tinha 06 meses, hoje está com 3 anos e comecei a introduzir o leite de vaca devagar até agora não teve nenhuma reação como as que ele tinha, ele vomitava tanato que já teve que ficar inernado com desidratação, apareceram umas aftas na boca dele... e agora o que eu faço? o pediatra dele disse que eu continuasse com o leite de vaca aos poucos tipo 2x ao dia. mas e as aftas irão melhorar elas podem ser uma reação a isso? me ajudem por favor. me mandem a aresposta por e-mail se puderem: afreitasaraujo@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      Pode ser uma reação sim. Sugiro procurar uma segunda opinião médica!!!

      Excluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9