Facebook Twitter Instagram

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Afinal, a dieta sem glúten emagrece ou engorda?

O glúten é uma proteína presente no trigo, na aveia, na cevada, no centeio e no malte. Algumas pessoas, geneticamente predispostas, podem apresentar  intolerância permanente a essa proteína em qualquer momento da vida, sendo então caracterizados como celíacos. Os principais sintomas da doença celíaca incluem diarreia, náuseas e inchaço abdominal, mas podem haver sintomas não clássicos ou complicações da doença, como anemia, osteoporose, infertilidade, entre outros. A única forma de tratamento é retirar totalmente o glúten da dieta e, nesse processo, muitas pessoas podem emagrecer.

Talvez por isso, nos últimos anos, muito tem sido falado nos meios de comunicação sobre a existência desse tipo de dieta e algumas pessoas aderem a mesma apesar de não ter doença celíaca, acreditando que essa dieta irá emagrecer! Na verdade, não encontrei estudos científicos que comprovem ou não essa informação, mas falando por experiência pessoal de uma celíaca que conhece muitas pessoas com a doença e lê muito sobre o assunto, eu diria que depende muito! Depende do metabolismo de cada um, da tolerância ao glúten que cada organismo apresenta e dos sintomas que o glúten provoca em cada pessoa, sendo ela celíaca ou não.

Em alguns casos, o glúten estimula o famoso "intestino preso", e então, ao retirá-lo da dieta, as pessoas conseguem ter uma melhor regulação intestinal, e portanto, emagrecem!
Em outros (o meu caso), o glúten provoca sintomas de diarreia e náuseas, o que faz com que você perca muito líquido, não absorva corretamente os nutrientes dos alimentos e emagreça, e ao retirar o glúten da dieta, consegue regular seu intestino e recupera o peso perdido ou até mesmo engordar!

Os alimentos industrializados sem glúten nem sempre são menos calóricos ou "mais saudáveis" que outros. Na tentativa de igualar o sabor àqueles com glúten, os alimentos "glúten free" muitas vezes acabam tendo muito mais açúcar, sal e gordura. Por isso, as pessoas que aderem a dieta sem glúten, mas que continuam ingerindo muitos industrializados, podem acabar engordando.

Portanto, o meu conselho é antes de aderir a dieta sem glúten para emagrecer porque ouviu falar ou leu em algum lugar, procure um médico gastroenterologista e/ou um nutricionista para saber se a dieta é indicada para você e se você tem algum tipo de intolerância ou não ao glúten.

Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens

7 comentários:

  1. Quando fui à nutirocionista ela também retirou o gluten da minha dieta. Eu não consegui segui-la por muito tempo por ser muito restrita,então simplesmente procuro evitar ingerir alimentos com gluten,e apesar de não ter doneça celíaca,fico bem evitando esses alimentos,com intestino funcionando melhor e menos gases.

    ResponderExcluir
  2. Olá caro leitor (a),

    Realmente a retirada do glúten pode melhorar estes sintomas que são naturais de qualquer pessoa, mesmo não sendo celíacas.

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Ví a história de uma mulher que emagreceu 10kg fazendo a dieta sem glúten, mas também conheço uma pessoa que segue a dieta pq tem a doença e que está sempre acima do peso. Então, cmo vc falou, tudo depende de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Sou celíaca e emagreci muito antes de descobrir a doença... Mas, depois que retirei o glúten da alimentação recuperei o peso e até engordei.

    Interessante você abordar este tema, pq as pessoas tem muitas dúvidas e normalmente é mais discutido voltado para o emagrecimento, mas na verdade, depende de cada organismo, certo?

    Parabéns e sucesso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Caros leitores (a),

    Obrigada pelos comentários.
    Como abordado na matéria a questão gera discussões e o ideal seria que cada pessoa fosse tratada de forma particular, pois cada organismo responde de uma forma, e que o acompanhamento de um nutricionista se fizesse sem presente.

    Qualquer dúvida em particular basta nos contatar.

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Fui à uma médica-pneumologista, na qual pediu-me para retirar o glúten por 3 meses e, ver se melhoro da asma. Hoje, sinto-me "curado" tenho alergia ao trigo!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9