Facebook Twitter Instagram

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Como se comporta a Pressão Arterial antes, durante e após o exercício?

Você já sabe que antes de exercícios físicos, ou seja, em situações de repouso, uma pressão arterial considera normal e ideal deve ser menor ou igual a 120/80 mmHg (ou 12 por 8).

Durante uma sessão de exercícios físicos a resposta esperada para a pressão arterial é que a sistólica (máxima) aumente, e dependendo do tipo e da intensidade do exercício, possa chegar a valores superiores a 200 mmHg (ou 20), para atender as demandas do corpo, mas em média aumenta em 30 ou 40 mmHg e depois se estabiliza. Já a pressão arterial diastólica (mínima) costuma se manter ou até mesmo diminuir, ou aumentar ligeiramente (não mais que 15 mmHg).

Entretanto, um aumento superior a 220 mmHg (ou 22) para a PA sistólica, ou em mais de 15mmHg para a PA diastólica (o que pode indicar uma função endotelial prejudicada) são consideradas respostas anormais, típicas de hipertensos, mas que em indivíduos normotensos (com níveis pressóricos normais) pode surgir hipertensão futuramente. Estudos mostram que independente da PA de repouso, um aumento exagerado em mais de 250mmHg (ou 25) em resposta ao exercício é um fator de risco para mortes por doenças cardiovasculares, tendo um maior risco de desenvolvimento de hipertensão futura.

Após uma sessão de exercício físico a pressão arterial costuma diminuir ainda mais que os níveis verificados antes do exercício (efeito agudo). Geralmente, a pressão arterial tem uma queda de 5 a 7 mmHg em até 22 horas e essa queda parece ser ainda maior em hipertensos.
Depois da prática sistemática de exercícios físicos, dentro de algum tempo, a PA diminuirá naturalmente tanto em repouso, quanto no exercício, quanto no pós-exercício, de 7 a 10 mmHg (efeito crônico).

Portanto, o exercício físico tem esse importante poder de reduzir a pressão arterial tanto em repouso, quanto no pós-exercício. Observa-se, então, a indispensável prática deste para todos, e principalmente, para hipertensos, como forma de tratamento e controle de sua pressão arterial, que acabará ajudando também em problemas associados como controle de peso, estresse, colesterol alto, diabetes, etc.

Os exercícios devem ser acompanhados de um profissional de Educação Física, mas as recomendações gerais são exercícios aeróbios (caminhada, natação, bike) com intensidade de moderada a alta (50-70 % do V02 máx), de 3 a 5 vezes por semana com duração de no mínimo 30 minutos, como também exercícios resistidos (musculação) com intensidade de leve a moderada (50 a 60% de 1RM) com número elevado de repetições focando os grandes grupos musculares, com poucas séries, e longo intervalo de descanso entre as séries e exercícios, também de 3 a 5 vezes por semana.

Informações sobre consultorias online de treinamento, orientadas por mim, pelo e-mail: saudeempratica@gmail.com

Obs.: Imagens desta publicação retiradas do google imagens

20 comentários:

  1. Otima postagem, sou da area de saude e acho sempre importante essas dicas p praticantes de esporte.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou praticante de ciclismo. Nunca me preocupei muito com minha pressão, já que nos poucos exames que fiz ela sempre esteve normal ou um pouco abaixo. Hoje durante um pequeno circuito de 40km tive uma tontura, provavelmente por não ter comido nada. Mas fiquei preocupado e logo pensei que estivesse relacionado com a pressão, ao chegar em casa utilizei um medidor eletronico que tenho, e me assustei ao ver os números "159 / 78" na tela, desesperado pensando que poderia ser um início de hipertensão, procurei na internet por referencias sobre a alteraçao da pressao durante a pratica de esportes, e por sorte encontrei seu post. Extremamente esclarecedor, sanou todas as minhas dúvidas e acabou com minha preocupaçao. Realmente obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Caro leitor (a)

    Ficamos feliz em saber que nossa matéria ajudou a esclarescer suas dúvidas e deixá-lo despreocupado.
    Seja muito bem vindo ao Saúde em prática e volte sempre que precisar ou desejar.
    E, lembre-se, exercício físico sem uma prévia e boa alimentação não dá certo. Sucesso nas suas pedaladas.

    ResponderExcluir
  4. isto é informação,
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Então hoje fiquei preocupado na academia porque aferi minha pressão e apareceu 15x9 .. Então isso é uma pressão normal e exercícios? Obrigado desde já ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, tudo bem?
      Sim, uma das respostas fisiológicas esperadas durante o exercício é o aumento da pressão arterial.

      Excluir
  6. Hoje cedo enquanto malhava me senti mal. Visão turva, fraqueza, palpitação, sensação de desmaio. Meu treino foi tipo circuito (musculação e esteira sem descanso) e suei muito, mais do que o costume. Quando cheguei em casa verifiquei minha PA e estava 8/4. Bem baixa. Pode ter havido perda excessiva de líquido, sais minerais e daí todo esse mal estar?
    Grata pela atenção,
    Parabéns pelas postagens. Bem esclarecedoras.
    Abraço,
    Rose Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Estes sintomas estão sim associados a níveis pressóricos baixos, e a sua queda durante o exercício pode sim estar relacionada a hidratação e alimentação prévia inadequadas.

      Excluir
  7. Subi um lance de escada e quando verifiquei minha pressao tava 18x11. Tenho 23 anos. É normal isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sugiro aferir sua pressão outras vezes e, caso verifique valores similares a este em situações de repouso ou após uma atividade básica da vida diária (como subir algumas escadas), procure um médico para verificar se você tem efetivamente alterações anormais na pressão arterial.

      Excluir
  8. oi , hje cedo passei mal ,mas n feri minha pressão , senti um mal estar horrível , tontura e ânsia de vomito , é meu segundo dia de treino , e tinha ingerido apenas um suco de laranja, ou será é pq meu corpo n está adaptando ainda?

    parabéns pelas postagens ! são de total proveito....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Peço desculpas pela demora em responder, mas antes tarde do que nunca, né?! Hehehe Se você tiver esses sintomas novamente, interrompa imediatamente o exercício. Geralmente em academias há equipento para aferir a pressão arterial. Solicite ao professor que faça isso. No episódio que você descreveu, contudo, talvez possa ter sido uma situação de hipoglicemia de rebote. Isso porque a laranja (assim como todas as frutas) tem alto índice glicêmico. Isso significa que a glicose é elevada muito rapidamente na sua corrente sanguínea, estimulando a liberação de muita insulina para armazenar essa glicose e diminuir as taxas no sangue. Assim, se você fizer exercícios na sequência, quando precisaria de glicose para fornecer energia, não terá ela em quantidade suficiente no sangue e poderá ter sensações de mal estar, tonturas e até desmaios. Nunca coma frutas isoladamente, especialmente antes do treino. Combine-as com fontes de proteínas e gorduras boas (insaturadas) para diminuir o índice glicêmico (como castanhas, queijos magros, sementes, etc.); ou opte por fontes de carboidratos que já apresentam baixo índice glicêmico (arroz integral, batata doce, aipim, etc.). Assim a glicose será liberada vagarosamente e você terá energia para treinar. Abraços, Priscila.

      Excluir
  9. De fato, temos aqui uma ótima postagem. Simples, objetivo e muito esclarecedora. Parabéns para seu autor e que novas matérias sobre o tema sejam publicadas. Gostaria, no mais, de fazer uma pergunta: que tal o Karatê para a manutenção da saúde e do controle da pressão arterial para pessoas acima de 45 anos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Agradeço o comentário gentil.
      Sobre o Karatê, como Profissional de Educação Física, considero uma ótima forma de atividade física. Colocar o corpo para se mexer, explorando diferentes movimentos, faz bem para o físico e para a mente. Abraços, Priscila.

      Excluir
  10. Parabéns pela excelente informação.

    ResponderExcluir
  11. Ontem joguei bola e fui aferir minha pressão ela tava 15x10 e normal isso e se eu passo por um estresse muito alto meu coração acelera ficom a mão suando quando fico emlocal fechado me sinto mal como se fosse uma síndrome do pânico ja fui usuário de cocaina e ja faz ums 5 anos que não uso queria saber o que e esses sintomas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você aferiu sua pressão imediatamente após o término do jogo de futebol e encontrou 15x10? Ou foi algum tempo depois? Em situações de estresse é normal sim haver aumento da pressão arterial e aceleração da frequência cardíaca, mas sugiro que consulte um médico para verificar os sintomas que você acredita estarem associados a síndrome do pânico.

      Excluir
  12. corri 4km e logo após a corrida fui aferir minha pressão arterial e deu 15x4, passados 10 minutos ja estava 13x9 depois de 20 minutos já estava 12x7. o que deve ser... grato!

    ResponderExcluir
  13. Ola tenho síndrome do panico e minha pressão e 13x9 e todo dia me sinto mal tontura sensação de desmaio ai eu faco a medição e a preço esta em 15x10 ai eu deito e respiro em 2 minutos ela esta em 13x9 fiz um monte de exames incluve o mape e deu tudo normal sera q a ansiedade e a culpada ? Como o amigo ai de cima fiz uso diariamente de cocaína por 5 anos estou limpo a3 meses a cocaína pode ter me prejudicado ? Gostaria muito de resposta estou muito abatido n sei o q fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael! Tudo bem?
      O consumo de drogas como a cocaína interfere sim na pressão arterial e aumenta o risco de desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares. Essa elevação diária da pressão arterial, acompanhada dos sintomas ruins que você descreveu, não são característicos de uma condição de saúde "normal" e merecem atenção de um médico. Se você já fez os exames e não deu alterações é um bom sinal, contudo, outras aspectos (como psicológicos) podem sim influenciar nestas questões. Sugiro que procure outro médico para te avaliar.

      Excluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9