Facebook Twitter Instagram

sábado, 17 de julho de 2010

Qual a sua pisada?

A pisada é uma característica anatômica particular de cada pessoa e é definida por meio da análise de vários elementos: tipo de pé (normal, plano e cavo), disposição de joelhos (varos e valgos), ângulo formado entre joelho e quadril, e flexibilidade das articulações. Para isso, depois de identificar sua pisada você deve procurar um tênis específico para ela, para que seu corpo não seja ainda mais sobrecarregado se você já tem uma pisada "diferente" que possa contribuir para a ocorrência ou para o agravamento de lesões.

A melhor forma de conhecer sua pisada é passando por uma avaliação biomecânica em laboratório, com câmeras bi ou tri-dimensionais e marcadores refletivos em posições específicas. Como poucos têm acesso a essa tecnologia, a maneira mais simples é a analise do desgaste do solado do tênis. Deve-se observar o desgaste na planta do pé e não no calcanhar. Identifique a sua pisada:



obs: A pisada “pra dentro” também é conhecida como pronadora e a pisada “pra fora” é conhecida como supinadora.

Em geral, os tipos de tênis recomendados para cada tipo de pisada são:
Um tênis que traga estabilidade, para uma pisada neutra;
Um tênis com melhor amortecimento, para uma pisada "para fora";
Um tênis que der maior controle na passada, para uma pisada "para dentro";

Você pode perguntar ao vendedor da loja um modelo de tênis específico para você de acordo com sua pisada. Em boas lojas de artigos esportivos você consegue isso. Um Profissional de Educação Física e/ou um Fisioterapeuta também são capazes de fazer uma avaliação postural, identificando seu tipo de pisada!

Obs.: Imagens desta publicação retiradas do google imagens

12 comentários:

  1. É muito importante um corredor fazer um teste de pisada. A gente pensa que é só colocar um par de tênis e sair correndo... não é bem assim, né!
    Estava com fasceíte aí fui fazer o teste, descobri que meu pé direito é supinado e o esquerdo, neutro. Mandei fazer as palminhas e não tive mais problemas com o pé.
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dona D.
    Você está completamente certa, é indispensável conhecer sua pisada para escolher um tênis apropriado, ou como vocÊ fez, mandar fazer as palmilhas, para não ter problema.
    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Realmente a corrida não é tão simples assim, só ter um par de tênis, shorts e uma camiseta e sair correndo. A análise da pisada para a compra do tênis adequado é essencial para dar início as atividades. A maioria dos corredores não pensa nisso e depois sofrerm as consequencias. A divulgação é importante para evitar problemas futuros e consientizar corredores e futuros corredores.
    Obrigado,
    Du

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a matéria!
    Não damos conta de que nosso corpo está sendo sustentado pelos pés e que estes merecem cuidado!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Eduardo e Janaína. Obrigada pela visita, e é isso aí, temos que divulgar a importância dessa questão, pq se você não conhece seu pé e sai correndo de qualquer jeito por aí, pode ter muitos problemas futuros.
    Voltem sempre!
    ;*

    ResponderExcluir
  6. Nossa muito interessante!!!
    Nossa fábrica fica bem no centro de FLORIPA!!
    Beijokas e boa semana pra você!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da dica! Interessante e importante :)

    www.batomnosdentes.blogspot.com

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o blog , conteudo necessario para os amantes do esporte. Vou virar seguidor. Um abraço.Eduardo. Pelotas, RS

    ResponderExcluir
  9. Olá, Eduardo. Que bom que você gostou do blog! Seja muito bem vindo e volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. PW, e Batom nos Dentes, que bom que vocês gostaram! Voltem sempre. beijos

    ResponderExcluir
  11. Essa é uma dica super importante, principalmente para corredores, pois se o tênis não for adequado ao pé de quem corre muitas lesões podem ser geradas pelo simples fato do desconhecimento da forma do pé de cada um.
    Parabéns pela dica Priscila!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9