Facebook Twitter Instagram

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Exercícios aeróbios X anaeróbios: afinal, quais são as diferenças? Qual o melhor para emagrecer?

Os exercícios aeróbios são aqueles que utilizam predominantemente durante sua realização o metabolismo aeróbio, e por isso levam esse nome, ou seja, dependem principalmente do consumo de oxigênio para a queima de gordura, que é a principal fonte de energia durante o exercício e, por isso, geralmente é o mais procurado quando o assunto é emagrecimento. São exercícios cíclicos, de caráter dinâmico e rítmicos, com intensidade geralmente moderada a vigorosa e de média a longa duração, como caminhada, corrida, ciclismo, natação, danças em geral, remo, entre outros. O principal destaque para esses exercícios é a melhora na função cardiorrespiratória como um todo, ao longo da prática sistemática.

Já os exercícios anaeróbios são aqueles que utilizam predominantemente durante sua realização o metabolismo anaeróbio, e por isso levam esse nome, ou seja utilizam energia que é principalmente derivada da queima de glicose, independente do consumo de oxigênio. Por isso, as pessoas acham que esses não são exercícios que devem ser procurados quando o objetivo é emagrecimento, mas estão enganadas, pois estes tem a importante função de acelerar o metabolismo pós-exercício aumentando a taxa metabólica basal, ou seja, fazendo com que você gaste mais energia em repouso, quando está dormindo, comendo, ou fazendo atividades básicas do cotidiano. Além disso, eles são destacados pelo aumento da força e da resistência muscular, bem como da massa magra, e pela preservação da massa óssea, o que confere vários benefícios ao corpo à longo prazo. São exercícios de curta duração e com uma intensidade maior, como uma corrida de 100m rasos, exercícios de musculação, arremessos do atletismo, etc.

No dia a dia, nossas atividades são uma mistura de exercícios aeróbios e anaeróbios.
Como o objetivo de muitas pessoas que praticam exercícios é emagrecimento, uma combinação entre os dois tipos de exercícios poderia ser recomendada, pois basicamente o aeróbio queima gordura durante o exercício e o anaeróbio queima gordura após o exercício, no repouso, desde que devidamente prescrita e sistematizada, pois tratam-se de treinamentos concorrentes. Estudos recentes estão mostrando, até mesmo, resultados ainda mais expressivos de emagrecimento com a prática de exercícios aneróbios do que com aeróbios, especialmente pela intensidade significativamente maior nos primeiros. Contudo, cada pessoa é única e a prescrição não pode ser generalizada.

O ideal é procurar a orientação de um Profissional de Educação Física para que seus treinos sejam prescritos conforme sua individualidade biológica! Informações sobre consultorias online de treinamento, orientadas por mim, pelo e-mail: saudeempratica@gmail.com

Obs.: Imagem de fundo da capa desta publicação retirada do google imagens

9 comentários:

  1. Muito bom Priscila. Sou leitor deste teu blog pois trata de conteudos de grande interesse e relacionados com o exercicio que pratico com regularidade, a corrida de rua.
    Parabens e um grande abraço, eduardo, Pelotas, RS

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo. Obrigada novamente por visitar o blog e segui-lo. Que bom que você gosta das matérias. Seja sempre muito bem vindo!
    Um grande abraço,
    Priscila Mari.

    ResponderExcluir
  3. oi, priscila!

    acabei de conhecer seu blog!
    adorei seus posts! artigos sobre saúde e atividade física: muito legal!
    e este, então, é pra mim, que estou sempre brigando com a balança rsrsrsrsrs

    parabéns!
    passo a acompanhar seus post;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Elis. Que bom que você gostou! Seja muito bem-vinda e volte sempre que quiser. Brigando com a balança sempre estamos não é mesmo?! Mas, sempre vou tentar passar dicas para ajudar todos também nessa questão.
    Obrigada e um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Muito 10 seu blog, estou te seguindo e voltarei para conferir seus post´s...
    Parabéns
    www.marleemove.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Marlee
    que bom que você gostou do blog.
    seja muito bem-vinda e volte sempre.
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa também, todo mundo sempre quer saber alguma dica quando o assunto é emagrecimento.
    Parabéns novamente Priscila!!!

    ResponderExcluir
  8. obrigada salvou minha vida.kkk

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9