Facebook Twitter Instagram

terça-feira, 15 de junho de 2010

Cuidado ao utilizar o cálculo do IMC: ele pode fornecer informações errôneas relacionadas ao seu corpo!

É de conhecimento geral que o Índice de Massa Corporal (IMC) é amplamente difundido como um potente indicador relacionado ao peso do indivíduo. Utilizando o famoso cálculo do peso em kg dividido pela estatura do indivíduo em metros ao quadrado, obtêm-se um valor que de acordo com uma determinada classificação informa se você está em uma faixa de peso considerada normal, ou se está abaixo do peso, com sobrepeso, ou até mesmo obeso.
Entretanto, em muitas situações, essas informações obtidas por meio do IMC não servem para nada e podem até mesmo serem falsas.

O IMC é um índice relacionado ao corpo humano que nos informa a quantidade de massa corporal por área corpórea, mas que não leva em consideração a composição corporal de um indivíduo, ou seja, ele não distingue os dois níveis básicos de composição corporal: massa gorda e massa magra ou livre de gordura (como músculos, ossos, etc).

Atletas de halterofilismo ou fisiculturismo, por exemplo, ao calcularem seu IMC, geralmente são classificados como sendo obesos ou estando com sobrepeso. No entanto, esses atletas têm realmente e visivelmente um maior peso corporal, mas quase sempre, essa maior quantidade de peso por área de seu corpo é dada quase que exclusivamente por massa muscular, mas como o IMC não é capaz de informar isso, esses indivíduos musculosos são considerados obesos. Situações opostas comumente também ocorrem. Pessoas aparentemente magras, principalmente idosos, ao calcularem seu IMC são classificados como estando dentro de uma faixa normal de peso para seu sexo e idade. Todavia, quando a composição corporal desses indivíduos é avaliada (por métodos como dobras cutâneas, bioimpedância, pesagem hidrostática, dentre outros) é possível observar a maior prevalência de tecido gorduroso por área corporal. Esse tipo de indivíduo é aquele geralmente conhecido como "falso magro".

Você já viu alguma pessoa musculosa ou simplesmente com maior quantidade de massa muscular natural ser classificada como obesa? Ou, então, já ouviu falar que pessoas com alto percentual de gordura corporal podem ser consideradas como estando com peso normal?
É nesse sentido que temos que ter cuidado ao utilizar o IMC como único indicador de peso. O IMC tem grandes limitações quando se quer estimar a composição corporal de um individuo (pois a princípio o IMC não serve para isso), e principalmente em determinadas situações, como no caso de atletas ou de pessoas idosas, citados anteriormente.
Por isso, muito cuidado ao utilizar esses indicadores e métodos para classificar seu tipo físico, seu peso, ou sua composição corporal. Está certo que os métodos destinados a isso são geralmente inviáveis e difíceis de serem realizados, entretanto a estimativa da composição corporal através de medições das dobras cutâneas, por exemplo, é muito mais fiel do que utilizar simplesmente um indicador como o IMC e pode ser feita por um Profissional de Educação Física!

Aí está mais uma dica do Saúde em Prática! Fique atento! 
Informações sobre consultorias online de treinamento, orientadas por mim, pelo e-mail: saudeempratica@gmail.com

Obs.: Imagens desta publicação retiradas do google imagens

0 comentários:

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9