Facebook Twitter Instagram

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pilates e Treinamento Funcional: Modismo ou práticas de resultados?

Inicialmente, queria deixar minha opinião de que nem todos os modismos são inúteis ou fúteis. Já pensou se virasse moda plantar uma árvore todo dia? Ou reduzir os impostos de tudo que consumimos? Certamente, muita gente se beneficiaria de forma positiva destas"modinhas".

O fato é que exercícios como o Pilates e o Treinamento Funcional estão realmente "na moda". Cada vez há mais pessoas procurando por essas modalidades e o motivo é simples: são duas práticas de potenciais resultados.

Vamos ser francos: O Pilates e o Treinamento Funcional não vão fazer com que você fique "bombado" ou que fique resistente a sair correndo horas por aí (digo melhorar efetivamente sua aptidão cardiorrespiratória). Por isso, se esses são seus principais objetivos, não recomendo que deixem de praticar Pilates ou Treinamento Funcional, mas sim que pratiquem também outros tipos de exercícios físicos voltados para atender tais objetivos.

Mas, se você sofre de dores na coluna e no corpo em geral, tem uma má postura decorrente de maus hábitos ou mesmo por uma questão estrutural, se precisa melhorar seus níveis de alongamento e flexibilidade, procura tonificação muscular, força, coordenação, equilíbrio, consciência corporal e respiração correta e eficiente, você está perdendo tempo se ainda não aderiu à prática de uma dessas atividades.

O Pilates e o Treinamento Funcional têm princípios bastante parecidos. Ambos procuram se utilizar de exercícios que tem por objetivo principal o fortalecimento do CORE (centro de força de nosso corpo que estabiliza nosso tronco e de onde deveria sair toda nossa força para todos os nossos movimentos, localizado na região constituída pelos músculos do abdômen, musculatura dorsal baixa e da região do quadril). Um centro de força "realmente forte" possibilita o desenvolvimento eficaz de todos os benefícios listados no parágrafo anterior.

Portanto coloque sua Saúde em Prática aderindo a uma dessas atividades. Além de estarem na moda, são bastante eficazes! E não esqueça de procurar a orientação de um Profissional de Educação Física! Informações sobre consultorias online de treinamento, orientadas por mim, pelo e-mail: saudeempratica@gmail.com

Obs.: Imagens desta publicação retiradas do google imagens

0 comentários:

Obrigada pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

© 2014 Saúde em Prática. WP Wildweblab converted by Bloggertheme9